REUNIR
Crianças
Recolha Uniformizada e Nacional de Informação Relevante em Cuidados Intensivos Pediátricos
Go to english version

Introdução

Os cuidados intensivos pediátricos (CIP) em Portugal são prestados por uma diversidade de Unidades de Cuidados Intensivos (UCIP), incluindo unidades mistas que assistem crianças e recém-nascidos, unidades exclusivamente pediátricas e unidades que prestam assistência a adultos e ocasionalmente a crianças.

Os dois primeiros tipos de unidades estão integrados em hospitais com Departamentos/Serviços de Pediatria ou em Hospitais Pediátricos. O terceiro tipo de unidades está geralmente associado à prestação de cuidados no âmbito da Cirurgia Cardiotorácica e da Oncologia.

A diversidade e número de unidades de cuidados intensivos que prestam cuidados a crianças, tem dificultado a avaliação das características das crianças submetidas a CIP, da qualidade dos cuidados assistenciais prestados e a divulgação de resultados a nível nacional e internacional.

Acresce ainda o facto de cada unidade proceder a uma recolha individualizada dos dados referentes à sua actividade, o que inviabiliza a elaboração de qualquer tipo de análise global e/ou comparativa que possa servir como base orientadora para o lançamento de políticas nacionais na área dos CIP em Portugal.

Conscientes destas dificuldades, várias instituições - Serviço de Bioestatística e Informática Médica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e as UCIP do Hospital de D. Estefânia, Hospital Pediátrico de Coimbra e Hospital de S. João - promoveram o desenvolvimento de um projecto pioneiro de avaliação das características da população assistidas nas UCIP, bem como de avaliação da qualidade assistencial prestada e da qualidade de vida das crianças submetidas a CIP. Este esforço culminou com o lançamento do projecto DAIP-CIP (Desenvolvimento e Avaliação de Índices de Prognóstico em Cuidados Intensivos Pediátricos em Portugal) que se encontra em curso até ao final de Fevereiro de 2005 (http://daipcip.med.up.pt).

A Secção de Cuidados Intensivos Pediátricos da Sociedade Portuguesa de Pediatria (SCIP) apresentou em Outubro de 2002 na sua reunião anual uma primeira proposta de recolha de informação relativa a dados das várias UCIP existentes em Portugal. Em Fevereiro de 2004 a SCIP relançou a ideia de um projecto de recolha nacional de dados referentes aos CIP, a qual esteve na origem do presente Projecto REUNIR e que abrange todas as unidades portuguesas, ligadas a Hospitais Pediátricos e a Departamentos de Pediatria de Hospitais Gerais, que prestam cuidados intensivos especializados a crianças (HGSA, HMP, HSJ, HPC, HSM, HDE, HGO, HFF, HDF).

Concepção e desenvolvimento: SBIM / CI