REUNIR-CIP
Crianças
Recolha Uniformizada e Nacional de Informação Relevante em Cuidados Intensivos Pediátricos
Go to english version

Material e Métodos

Elaboração de um protocolo de recolha de dados pelo grupo de investigadores principais, com posterior discussão em reunião com os representantes de todas as UCIP participantes. Elaboração simultânea do manual do investigador com esclarecimentos acerca dos dados a recolher e da metodologia a utilizar e com menção da bibliografia considerada mais relevante.

Construção da aplicação informática para introdução de dados através da Internet, com recurso a tecnologias PHP®, de características modulares, que permita expansões futuras dos dados recolhidos. Validação dos dados no momento da sua submissão, de acordo com premissas e limites pré-definidos.

Utilização de bases de dados Oracle® para armazenamento dos dados recolhidos e alojamento em servidores com medidas de restrição de acesso por palavras-chave e realização de cópias de segurança frequentes.

Recolha prospectiva, em todas as admissões nas UCIP envolvidas, durante um período de 24 meses, em crianças com idade maior ou igual a 29 dias e inferior a 16 anos.

Dados a recolher - de acordo com o protocolo de recolha de dados a aprovar.

Avaliação da validade do método de recolha de dados através de análises de concordância inter-observador, a realizar no segundo trimestre de recolha de dados

Construção de aplicação informática, associada à aplicação de introdução de dados, que permita a elaboração automática e on-line de relatório sumário das principais características da UCIP, em períodos de tempo definidos pelo utilizador.

Relatório final do projecto sob a forma de monografia a ser divulgada, em Português e com resumo em Inglês, tendo como alvo todas as instituições hospitalares que prestem cuidados a crianças, organismos estatais e privados na área da saúde e autarquias

Serão convidadas a participar no projecto todas as unidades que prestam CIP em Portugal. Numa primeira fase serão contactadas apenas as unidades ligadas a Hospitais Pediátricos e a Departamentos de Pediatria de Hospitais Gerais (HGSA, HMP, HSJ, HPC, HSM, HDE, HGO, HFF, HDF). Numa segunda fase, prevista para a segunda metade do projecto serão convidadas a colaborar as UCIP que prestam cuidados intensivos a crianças com patologia cardiotorácia e oncológica.

Concepção e desenvolvimento: SBIM / CI